Top Ad unit 728 × 90

Critica de animes #30 - Mushishi - Paz²

Este quadro, como o nome já diz, é onde eu trarei a Review de um anime diferente por semana. Como quem já acompanha o Animes Tebane há algum tempo sabe, eu já vi uma quantidade imensa de obras tanto famosas quanto mais "feitas no fundo do quintal" e sabe também que eu observo sempre os pontos mais detalhados de cada anime, seja de cenário, enredo, trilha sonora e ambientação em si... Ou seja, mesmo antes deste quadro nascer, em minha mente eu já fazia Reviews dos animes que assistia; Mas que agora serão todas colocadas "no papel" para que vocês possam ler e comentar.

Segue abaixo a Review desta semana!


***

Nome: Mushishi
Ano de lançamento: 2005,2014
Gêneros: Aventura, histórico, fantasia, ,mistério, seinen, cotidiano e sobrenatural
Numero de episódios:26+segunda temporada

A história apresenta criaturas onipresentes chamadas Mushi que frequentemente apresentam poderes sobrenaturais. Os mushis são descritos como seres em contato com a essência da vida na sua forma mais básica e pura. Devido à sua natureza efêmera, a maioria dos seres humanos são incapazes de perceber os mushis e são alheios à sua existência, mas há alguns que possuem a capacidade de ver e interagir com tais seres. Uma dessas pessoas é Ginko, o personagem principal da série. Ele emprega-se como um "Mushishi" (termo dado a pessoas que possuem a habilidade de enxergar Mushis) viajando de um lugar para outro a pesquisar mushis e ajudar pessoas que sofrem de problemas causados por eles. A série é uma antologia de episódios em que os únicos elementos em comum entre os episódios são Ginko e os vários tipos de Mushi.





Bom, se você já viu Natsume Yuujinchou, anime que fiz review a algumas semanas atrás e você pode conferir aqui, certamente já pode escolher se segue lendo esse texto e decide ver Mushishi, ou se nem vai se dar ao trabalho de ler, ou ver o anime, afinal são animes extremamente parecidos, e que são tidos como semelhantes até mesmo por sites como o Myanimelist, logo realmente não é uma opinião pessoal dizer que ambos são extremamente semelhantes, apesar de suas diferenças.
Começando pelo enredo, Mushishi é bem divertido para quem gosta de algo complexo, porém relaxante, não é nada tão elaborado quanto Durarara com suas centenas de personagens "protagonistas" mas Mushishi ainda consegue ser complexo em seus temas, que normalmente passam longe de ser infantis, logo esteja realmente preparado para um seinen, não é como aqueles animes que prometem seinen, mas na maior parte do tempo fica no tema shounen, Mushishi é um seinen sem fatores infantis, logo se você tem ainda algum tipo de preconceito para temas adultos (temas sérios, não pornográficos) é melhor evitar essa obra.O enredo se desenvolve de forma diferenciada a cada episódio, logo abre uma oportunidade que poucos animes lhe concedem: Alguns episódios você vai amar, outros não, quem sabe você goste de todos, é algo bem aleatório. Considerando os temas que são usados nos episódios, para gostar ou não, vai depender muito da personalidade de quem assiste, o que torna o anime ainda mais divertido, pois ele não foi feito para agradar a todos, e sim a poucos.



Passando agora para personagens, posso dizer que não é bem o ponto alto do anime, poucos são os personagens recorrentes, logo não vale muito a pena falar deles.Porém com o protagonista, Ginko, vale muito a pena gastar tempo analisando, afinal é um ótimo personagem.Apesar do enredo ser aleatório, o desenvolvimento como personagem de Ginko é perfeito, mesmo seus costumes e aparência sempre tem um motivo que acaba a enriquecer o enredo a sua volta, tudo nesse personagem tem um motivo, e sempre será explicado quando você menos espera, e sempre consegue ser surpreendente de sua forma ainda calma.
A trilha sonora do anime, é muito neutra, exige atenção para notar que ela está lá, afinal assim como o clima do anime, ela é muito calma.
Os gráficos e traços são surpreendentemente modernos para a época a qual foi lançado o anime, e de forma incrível consegue ser neutra porém ainda única.
Falando um pouco do anime no geral, posso afirmar que assim como o já citado Natsume Yuujinchou, esse anime tem um clima extremamente leve, aquele tipo de clima que lhe trás nostalgia de algo que nunca ocorreu, e te faz querer ter contato com a natureza, algo que hoje em dia se torna cada vez mais raro...O anime tem o poder de capturar aquele que cede a seu tema, fazendo como os bons animes tem que fazer: Fazer a quem vê, se imaginar dentro da obra. E garanto que após Mushishi, uma certa vontade de viajar por ai vai aparecer dentro de você, claro se você se entregar de forma devida a obra.




Eu acredito que nesse ponto seja algo muito pessoal, afinal de contas é o tipo do anime em que erros ou acertos vem mais da expectativa de quem vê, do que erros que podemos usar argumentos para defender. Eu poderia dizer que talvez algo que tenha me incomodado é que algumas vezes os personagens são muito parecidos, principalmente as crianças, eu apenas não apresento isso como um erro assim de cara, pois acredito que pode haver um motivo para isso, algum motivo filosófico, como "Mostrar as pessoas a partir da visão do Ginko, que viaja o tempo todo, logo vê todos como iguais" algo assim...


A Mangaká de Mushishi é Urushibara Yuki, criadora original do enredo e das ilustrações. Ela não parece novata, porém assinando com esse nome ela tem outras duas obras, uma anterior a Mushishi, chamada Filament, mangá que foi lançado de 1992 até 2004.E a outra obra é Suiiki, sua ultima obra que se tem noticia, lançada de 2009 até 2010. Ambos os mangás eu desconheço, então não posso nem mesmo fazer um rápido comentário, porém apesar disso admito que fiquei tentado a ler eles após ver suas capas muito bem desenhadas, se algum leitor conhecer, comente abaixo por favor...

Como já foi dito anteriormente, é um anime indicado para o mesmo publico de Natsume Yuujinchou, um anime calmo, com episódios aleatórios, onde tudo pode ocorrer dentro de seu clima calmo e vivo. Apenas adiciono uma informação extra, que seria o fato de que se você realmente não gosta muito de Seinen, é melhor evitar, pois a obra tem sempre temas bem "envelhecidos".


 
Nota final: 9.0

Abaixo de nota 5 seria o que eu aconselho não ser assistido.*

Índice com outras Reviews: Aqui

*Um dicionário Otaku para quem não compreender algum termo...Clique aqui

Até a próxima semana pessoal!
se alguém tiver alguma sugestão para próxima critica ou tiver um comentário, post abaixo!



Critica de animes #30 - Mushishi - Paz² Revisado por Kouichi Sakakibara em sábado, maio 09, 2015 Nota: 5

Um comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.