Top Ad unit 728 × 90

Critica de animes #29 - Bleach - Shounen

Este quadro, como o nome já diz, é onde eu trarei a Review de um anime diferente por semana. Como quem já acompanha o Animes Tebane há algum tempo sabe, eu já vi uma quantidade imensa de obras tanto famosas quanto mais "feitas no fundo do quintal" e sabe também que eu observo sempre os pontos mais detalhados de cada anime, seja de cenário, enredo, trilha sonora e ambientação em si... Ou seja, mesmo antes deste quadro nascer, em minha mente eu já fazia Reviews dos animes que assistia; Mas que agora serão todas colocadas "no papel" para que vocês possam ler e comentar.

Segue abaixo a Review desta semana!


***

Nome: Bleach
Ano de lançamento: 2004
Gêneros: Ação, comédia, shounen e sobrenatural.
Numero de episódios:
366

Ichigo era um adolescente de 15 anos brigão e possuía o dom de ver espíritos, aos quais ele tentava ajudar, embora ficasse nervoso com a maioria deles. Certa noite, em seu quarto, entra uma mulher vestida com um kimono preto. Ele a reconhece como um espírito, e ela se assusta por ele conseguir vê-la. Ela diz ser um Shinigami. Sua missão é simples: ir para a Terra e fazer o enterro da alma (Soul Burial), mandando espíritos puros (Plus) para a Soul Society, e purificar os Hollows, uma ameaça para os humanos e espíritos. Enquanto ela explica, um dos Hollows ataca a casa de Ichigo atrás de sua grande energia espiritual. Ele vai lutar contra o monstro, que desfere um ataque. A Shinigami o salva, se ferindo gravemente. Ela diz que há apenas um jeito dele vencer: Virando Shinigami. Para tanto, ela deveria transferir metade de seu poder espiritual.que algo acontece, e não apenas metade, mas toda sua energia espiritual é sugada. Com isso, o recém shinigami derrota o Hollow. Então a misteriosa mulher se apresenta, se denominando Rukia.






Bom, o anime de hoje é extremamente famoso, então dispensa apresentações, logo vamos nos prender mais a fatos, do que a meras explicações sobre detalhes menores.
Vamos começar os prós pelo fato de que o anime não se prende em apenas melhorar as habilidades de seu protagonista, logo todos os personagens também tem suas sagas de treino, e sempre se tornam mais poderosos, claro que nem sempre o suficiente para vencer os inimigos, mais sempre treinam e aumentam seu arsenal de habilidades, ou ao menos melhoram as habilidades que já tinham antes.
Outro ponto bem legal desse anime, é o fato de que houve muita criatividade na hora da criação das habilidades dos personagens, logo todos os personagens tem suas habilidades únicas, não apenas aqueles que protagonizam grandes combates, mais todos que tem ao menos importância no enredo geral.



O enredo não é um dos melhores, ele é um pouco repetitivo, mais para um Shounen tão clichê como Bleach é, realmente o enredo é o suficiente. Apesar de haver muitas falhas na continuidade do Enredo, ele não é nada complexo, e para quem apenas quer ver um anime com muitos combates, dá para o gasto, assim como outros animes tão grandes quanto Bleach.
O gráfico do anime é bem ruim no começo, realmente quase me fez desistir de ver, é antigo e um tanto quanto falhado, mesmo que o anime nem seja tão antigo, quanto os gráficos dos primeiros episódios demonstram ser, porém conforme o anime avança, e naturalmente o tempo também foi avançando, os gráficos foram se ajustando, até se tornarem muito bonitos, principalmente nos episódios finais, onde os cenários e personagens estão em um nível BEM acima do esperado para um anime Shounen.As mudanças nos personagens também são muito notáveis, mais ainda quando no final do anime eles já estão um tanto mais velhos, e usando esse pretexto, percebemos que seus traços melhoraram infinitamente, deixando os personagens muito mais interessantes (Sem falar Na Inoue que parou de ficar chamando Kurosaki-Kun durante todos os episódios).
A trilha sonora é claramente bem escolhida, afinal é o que se espera de um anime com tanta disponibilidade de recursos monetários (DINHEIRO), logo não preciso falar que as aberturas e encerramentos assim como outros grandes Animes, conseguem ser melhor que o próprio anime as vezes...




Que grandes animes Shounen são recheados de filler todos nós sabemos, porém o que alguns não sabem é que Bleach é ainda pior. Cerca de 44% do anime, é apenas Filler, sendo que nem sempre é um filler desperdiçado, algumas vezes são sagas fillers com bons combates, e que distanciam um treinamento e outro, afinal de contas Ichigo é um personagem que evoluí muito, apesar de personagens sempre mudarem e ganharem novas habilidades em animes Shounens, nesse anime esse fator é exagerado, logo nem sempre o filler é ruim, um combate extra para distanciar os treinamentos é legal, entretanto vale afirmar que quando isso ocorre em meio a um combate de uma saga canônica, é horrível.Algumas vezes para quem não lê o mangá, um filler  de Bleach pode parecer uma saga original, não são como a maioria dos fillers de Naruto por exemplo, onde os inimigos são aleatórios e normalmente volta-se no tempo, onde os personagens ainda eram crianças.Claro, tanto filler mesmo tendo bons combates, ainda é ruim...
Claro que Bleach não tem apenas esse ponto negativo, em alguns momentos, quando vários personagens lutam, algumas lutam mesmo sendo mais importantes, acabam sendo menos bem feitas do que a Luta do Protagonista, que é onde normalmente o anime se prende e tem seu climax, mesmo quando seu oponente nem é tão forte quanto o dos outros oponentes, e no meio da saga de combate contra os Espadas, isso se mostra muito claramente, onde o combate de Ichigo VS Ulquiorra é muito mais bem feito do que os demais combates, mesmo Ulquiorra sendo apenas o numero 4 da hierarquia dos espadas...
Em um anime tão grande, achar falhas e erros é tão fácil, então vou citar apenas esses dois que são os que mais me incomodam, e vou deixar para que você leitor comente outras falhas desse anime, que também lhe incomodam...



 Tite Kubo, o Mangaká de Bleach é um comum mangaká da revista Shounen Jump, sem grandes destaques, algumas de suas obras anteriores a Bleach certamente acabam por serem esquecidas, afinal não conseguiram um mínimo de magnitude perante o sucesso absurdo de sua Obra principal, que atualmente mal se sustenta nos ranks da poderosa Revista Shounen Jump. Tite Teve algumas dificuldades para a criação de Bleach, mangá que quase não foi aceito pela Shounen Jump, por ter um conteúdo um tanto quanto parecido com alguns animes da época, e ser considerado ruim, após alguns conselhos que recebeu do mestre Akira Toriyama, enfim pode estrear na maior revista Shounen do mundo, onde está até hoje.

Indico Bleach para qualquer um que queira ver um anime Shounen bem clichê, do tipo em que a quantidade de episódios falam mais do que a própria qualidade, porém isso lhe concede a possibilidade de explorar melhor a ideia do autor, se uma obra assim lhe chama atenção, Bleach é uma ótima ideia! 


 
Nota final: 7.0

Abaixo de nota 5 seria o que eu aconselho não ser assistido.*

Índice com outras Reviews: Aqui

*Um dicionário Otaku para quem não compreender algum termo...Clique aqui

Até a próxima semana pessoal!
se alguém tiver alguma sugestão para próxima critica ou tiver um comentário, post abaixo!



Critica de animes #29 - Bleach - Shounen Revisado por Kouichi Sakakibara em sexta-feira, maio 01, 2015 Nota: 5

Um comentário:

  1. Pra ser sincero oque eu não gosto no anime é que você tem que ver os OVAs pra poder entender a história e quem não está ciente disso se perde facilmente.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.