Top Ad unit 728 × 90

Critica de animes #32 - Bakuman - Mangaká!

Este quadro, como o nome já diz, é onde eu trarei a Review de um anime diferente por semana. Como quem já acompanha o Animes Tebane há algum tempo sabe, eu já vi uma quantidade imensa de obras tanto famosas quanto mais "feitas no fundo do quintal" e sabe também que eu observo sempre os pontos mais detalhados de cada anime, seja de cenário, enredo, trilha sonora e ambientação em si... Ou seja, mesmo antes deste quadro nascer, em minha mente eu já fazia Reviews dos animes que assistia; Mas que agora serão todas colocadas "no papel" para que vocês possam ler e comentar.

Segue abaixo a Review desta semana!


***

Nome: Bakuman
Ano de lançamento: 2010
Gêneros: Comédia,Romance Shounen, Cotidiano.
Numero de episódios:3 Temporadas de 25 episodios +Especiais

Bakuman segue a história do estudante Mashiro Moritaka, um talentoso artista que não sabe o que quer fazer no futuro. Um dia, ele desenha um retrato de Azuki Miho, uma garota na qual ele é secretamente apaixonado, durante a aula e esquece seu caderno de anotações na escola. Seu colega de classe, Takagi Akito, encontra o caderno e tenta convencê-lo a se tornar um mangaka (um artista de mangá) com ele, e Mashiro acaba discordando. Pouco depois, Mashiro encontra Azuki e a pede em casamento. Ela aceita, apenas se ele se tornar um grande mangaka.





Em uma ideia um tanto quanto Original, que apesar de ter alguns antecessores, nenhum tão bem sucedido, Bakuman nasceu com o propósito inegável de nos introduzir ao mundo dos mangás, nos mostrar como são produzidos, e como é a vida daqueles que dão sua vida por sua arte, que chega até nós carregando seus sentimentos, os Mangakás, que por muitas vezes são obrigados a suportar a rápida passagem do Paraíso ao inferno, quando sua obra tão amada passa de querida, a alvo de criticas incessantes. A verdade é que a vida de um Mangaká não é nada fácil, além de ter uma rotina desgastante que você pode conferir nesse link, eles são obrigados a entrar totalmente em um universo fictício criado por suas próprias mentes, que seria todo o local onde ocorre o seu trabalho, um lugar onde a realidade é sua obra, e seus personagens ganham vida, porém se em um mínimo momento suas vendas caem, esse mangaká além de ter que suportar toda a critica que vem sobre seu trabalho, ainda pode ser repentinamente retirado do mundo que criou, e o mangá e cancelado.Sucesso e fracasso são divididos por uma tênue linha nesse mundo de mangás e animes, e todos aqueles que decidem dar suas vidas nessa loucura, poderiam muito bem ser chamados de Bakuman, ou seja, apostadores.
E após esse momento poético, começaremos a falar de Bakuman, que se trata exatamente sobre o citado acima...
O enredo do anime é o que eu disse acima, a demonstração definitiva e verídica da rotina dos mangakás, mostrando desde o começo de uma carreira, até seu auge, suas dificuldades, glorias e fracassos.O anime segue dois aspirantes a mangakás, que lutam com tudo que tem para que seus ideais sejam aceitos.


Bakuman não tem medo de mostrar a realidade da indústria de mangás, mostrando mangás concorrentes como: Naruto, One Pece, Dragon Ball, Bleach, e vários outros que são demonstrados com extrema naturalidade, ao que os personagens protagonistas dessa obra se tornam mangakás da revista japonesa Shounen Jump.
O enredo tem uma evolução fantástica, mostrando o crescimento dos personagens aos poucos, e isso é o toque final nessa obra de arte.
Vamos falar um pouco dos personagens, afinal eu poderia ficar falando o dia todo do enredo que é magnifico...Os personagens são tão incríveis quanto o enredo, afinal de contas todos tem personalidades muito únicas, sejam eles rivais dos protagonistas, amigos, ou até inimigos, vejam bem que separei bem inimigos de rivais, pois esse anime tem essa grande capacidade de demonstrar bem a diferença desses dois. Não vale muito citar um personagem ou outro, afinal de contas todos são bons, ou eu cito todos, ou não cito nenhum, vou escolher o caminho mais curto, e falar apenas dos dois protagonistas.
Mashiro é o protagonista definitivo, ele é meio um personagem genérico, que tende a por você na condição de personagem, porém foi muito bem executado, não se tornando um personagem invisível.Sua personalidade é forte, e sua determinação maior ainda, é um personagem que apesar de tudo nunca parece querer desistir de seus sonhos.
Takagi, é como um protagonista secundário, ele é bem mais complexo que o Mashiro, tanto em aparência quanto em personalidade, ele demonstra momentos de fraqueza, e superação, é um personagem muito calculista e inteligente, o contrario de Mashiro, sua força é sua inteligência, e não sua determinação.
Os traços do mangá/anime, são de profissionais capacitados, logo nem preciso dizer que são perfeitamente sintonizados com o enredo e objetivo do anime.
A trilha sonora desse anime é fantástica, e por ser um anime com 3 temporadas de 25 episódios, acaba por ser bem numerosa também...




Eu falei bastante nos prós, então vou economizar aqui nos contras, afinal essa obra merece...
Acredito que por se tratar de uma obra feita por profissionais experientes, e com outros trabalhos de sucesso, Bakuman foi muito bem estruturado, não lhe restando nenhum grande "erro".
O que acaba por ser um motivo de discussão sobre a obra, é apenas um dos fatores que eu considero positivo, que seria o seguinte:
O casal protagonista, Mashiro e Miho, são muito inocentes, e resgatam uma inocência em sua relação que incomoda a alguns, que tendem a achar que tudo termina em Hentai. Eu por minha vez, acredito que a inocência do casal é interessante de se ver, afinal é bem raro no mundo de hoje uma inocência de tal forma. Eu poderia dizer que é mais coisa de ficção que enredo de Hentai que caí mulher nua do espaço :v.
Pessoalmente nada no anime me incomoda, então deixo para vocês falarem suas opiniões sobre os pontos negativos...


Bakuman é uma obra dos mesmos criadores de Death Note, e como já fiz uma critica sobre esse anime, e adicionei fatos sobre a dupla, vou colar a descrição aqui, e quem não leu minha critica de Death Note aproveita e lê...

"Death Note é uma obra feita em dupla por Takeshi Obata e Tsugumi Ohba. Takeshi foi o Responsável por toda a arte do Mangá Death Note, ele é um mangaká de grande experiência, já tendo trabalhado em vários outros mangás, notavelmente nenhum tão popular como Death Note. Tsugumi, responsável pelo enredo é uma lenda do mundo dos animes e mangá, afinal de contas ele nunca apareceu publicamente, e supostamente dizem que ele é um mangaká muito famoso que usa esse nome para criar outras obras, porém ele seria o responsável por um trabalho ainda mais famoso que Death Note. Além de todo esse mistério, sabemos que ele também foi o responsável pelo Mangá de Bakuman, outro sucesso gigantesco da Shounen Jump."
Indico Bakuman a todos que já passaram da fase de assistir apenas "Naruto" "One Piece", ou seja animes populares. Faço uma indicação ainda maior para quem gosta de romance inocente, e mais ainda para quem tem curiosidade sobre a criação de mangás e animes, posso garantir que é uma obra com mais capacidade de mostrar a empresa dos mangás e animes do que qualquer outra obra do gênero.


 
Nota final: 9.5

Abaixo de nota 5 seria o que eu aconselho não ser assistido.*

Índice com outras Reviews: Aqui

*Um dicionário Otaku para quem não compreender algum termo...Clique aqui

Até a próxima semana pessoal!
se alguém tiver alguma sugestão para próxima critica ou tiver um comentário, post abaixo!



Critica de animes #32 - Bakuman - Mangaká! Revisado por Kouichi Sakakibara em sexta-feira, maio 22, 2015 Nota: 5

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo dito, mais uma vez se mostrando o melhor blog de animes da atualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário!
      Fico feliz em saber que está gostando de nosso conteúdo, espero que nosso conteúdo continue lhe agradando!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.