Top Ad unit 728 × 90

Artigo Aleatório 12: Personagens Genéricos


Desta vez no artigo aleatório irei falar sobre o clichê mais... Clichê (hã?) que existe nos animes cotidianos e ás vezes até em outros gêneros, ele é: Protagonistas Genéricos.

Vamos ser sinceros, se você já viu pelo menos uma quantidade aceitável de animes, já notou que a maioria dos protagonistas não têm nada em especial na aparência, se parecendo com figurantes tantos em seus traços quanto na própria tinta usada neles, que é fosca como a dos figurantes, a personalidade sempre é a mesma: Nenhuma! 


Keitaro e Hachiken: Separados por dois animes que têm 13 anos de diferença de lançamento.

O que quero dizer é que eles nunca expõem uma personalidade notável, apenas sendo alguém normal vivendo a vida e agem de forma neutra na maioria das situações, como por exemplo não dizer nem sim e nem não quando uma garota literalmente se oferece para ele e ficar só se encolhendo no cantinho.

Genéricos Fêmeas Existem!

Isso acontece na maioria das vezes só com personagens masculinos, mas as garotas também possuem um clichê do tipo, que é o chamado "rica, baixinha e Tsundere", e em alguns casos com o extra de "com Twintail", ou Maria Chiquinha, chame como quiser... Caso a garota não tenha este penteado, ela tende a manter o longo cabelo solto. 


Suzu (Seitokai Yakuindomo) e Nagi (Hayate no Gotoku)

Uma personagem bem famosa que tem a aparência já padronizada também e a Taiga do Toradora, que eu já vi cópias idênticas delas em mais de cinco animes diferentes, mas não relativamente tão iguais tanto a comparação abaixo da protagonista do Ookami-san to Shichinin no Nakama-tachi mostra, normalmente a cor do cabelo muda para disfarçar (não se atreva a dizer que Louise Françoise não é a Taiga de cabelo rosa).
 

Se o autor de Toradora quiser fazer uma temporada com Taiga mais velha, ele já tem a base dos traços no Ookami-san to Shichinin no Nakama-tachi XD

Em meu trabalho de Refinação de Conteúdo, ou seja, pesquisas pelo Google eu encontrei a imagem abaixo, que compara Taiga, Louise, Shana (de Shakugan no Shana) e Nagi :

Está escrito "É... Tudo... A... Mesma... Coisa" e na parte de cima "Deixe ser"

Motivos do Clichê

Acho que com isso você acabou de finalmente perceber este padrão repetitivo que na minha opinião tem apenas dois objetivos em específico, que é fazer com que o espectador se identifique com ele e possa se sentir em seu lugar, uma estratégia bem básica mesmo para fazer uma obra ser adorada não por causa do protagonista, mas por causa do ambiente que o cerca (já que é uma maneira de tirar ele do caminho).


Desafio do dia! Procure o protagonista! e.e

Outro motivo para fazerem isso é no caso dos Ecchi, querendo novamente anular o protagonista para que o espectador sinta que está no lugar dele e também fazer com que ele sinta que aquela situação é alcançável, afinal, o privilegiado protagonista é tão normalzinho quanto a pessoa que vê, não?

Algumas obras trazem um protagonista desta forma para se aproveitarem do clichê de uma maneira diferente, acabando por destruir isso e desenvolver uma personalidade e aparência tão rapidamente na trama que faz o personagem ser extremamente adorado por causa de sua evolução imprevista. 


Shinichi (de Kiseijuu ou Parasyte, chame do que quiser) é um grande exemplo

No caso das garotas, acredito que o motivo seja mais haver com fantasias masculinas, pois Tsunderes obviamente se fazem de difícil e eles têm que correr atrás, enquanto sendo baixinha dá a ideia de que o garoto deve defende-la por ela não saber se proteger, fora que este link mostra claramente que japoneses acham essa estereótipo de "garotas precisam ser mais baixas que garotos" essencial XD

 Bem, este foi o tópico aleatório desta semana! Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente abaixo! Gostou do artigo de hoje? Comente também para que eu veja que você gostou!


Artigo Aleatório 12: Personagens Genéricos Revisado por Natalia Gomes em quarta-feira, janeiro 28, 2015 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.